quinta-feira, 2 de abril de 2009

O fazer dança

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, produzir é um ato, uma realização; o conjunto dos meios financeiros, materiais e humanos que tornam possível a realização de uma obra; é o trabalho de coordenação do conjunto das operações e tarefas necessárias a realização de algo. Se tomarmos este por base, produzir dança seria não somente criar uma obra de dança, mas também tornar possível o acesso dos espectadores para apreciação da arte de dançar. Produzir dança está para além de criar passos num compasso marcado em tempos de dois por quatro, ou de criar um dois para lá e vai ao chão para se recuperar em seguida de executar um grand jetté na seqüência seguido de uma descostrução no corpo, ou ainda experenciar o seu corpo criando tônus e veracidade diante de um laboratório de improviso a partir do texto “A estrutura da bolha de sabão” da Lygia Fagundes Teles. Há muitas outras questões e exercícios envolvidos neste ‘fazer dança’ que requerem um olhar para a forma como estão sendo executados, para como são pensados, para como dialogam com a criação.
O cenário da dança cearense atual se divide em dois grandes blocos, o das academias e escolas de dança e o das companhias, grupos e profissionais independentes. Neste primeiro bloco, todas as ações giram em torno da dança clássica (método vaganova) na grande maioria das escolas. Em segundo existem as academias especializadas na linguagem do jazz e do sapateado. E em seguida há as academias especializadas nas diversas danças de salão. Tomarei como objeto a grande parte das academias que trabalham com as linguagens do balé clássico e do jazz, pois em nenhuma delas há um curso ou oficina de dança contemporânea.
No cenário publicitário, todas as agências de propaganda voltam as suas atenções para as lojas e grandes marcas. Criam-se inúmeras estratégias de venda, sedução e atração para que o consumidor possa de fato escolher determinada marca em detrimento de outra e se apaixonar pela marca ao invés do produto de fato. O que importa é o valor que aquela marca agrega e o status que ela impõe. A produção de peças publicitárias mobiliza todo o mercado publicitário fazendo-o emergir cada vez mais e mobilizando todos os profissionais da área para que suas agências sejam eficazes e eficientes para com seus clientes. A publicidade trabalha com a expressão de sentimentos, de emoções e com a transmissão de idéias para seduzir o público e a produção de peças se baseia não só no objetivo do cliente, mas também com uma pitada de subjetividade que só a arte tem.Com base em todo esse contexto já citado anteriormente, volto a atentar para a produção de dança que se dá não só na criação de trabalhos de dança, mas em como esses trabalhos seduzem, afetam e dialogam com o público que lhes assiste. A observação da criação do trabalho, da criação das suas peças midiáticas, da negociação com os espaços de apresentação, tudo isso diz respeito às questões de produção de dança. E com relação a esta produção, pouco ou nada se tem escrito. O estudo de publicidade e dança validar-se-á à medida que se desenvolve em cima de autores que tratam de questões pertinentes aos dois campos de atuação desta pesquisa que é o da dança e o da publicidade, à medida que se estabelece um diálogo onde uma soma a outra e onde o estudo das aplicações das duas pode cogitar a possibilidade de estudos posteriores neste campo de publicização da dança. Esta publicização ainda se dá ‘às escuras’ e necessita de estudos que visam até a metodologia de como se estabelece para que novos profissionais de dança, ou outros a quem possa interessar, possam saber o que se fazer e como fazer para dar visibilidade ao trabalho de dança sob uma perspectiva publicitária explorando as possibilidades que a publicidade pode dar a dança e vice-versa.
“O que nós podemos fazer, nestes tempos privados de poesia,
para continuar liberando novas possibilidades?”
Lygia Clarck
P.S.: Este é um estudo para a minha monografia de fim de curso. Neste momento eu estou louco de preocupação, mas tenho fé no meu trabalho e na minha pesquisa em dança e em publicidade.

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